Efeitos pathêmicos de Madame Bovary em Baudelaire

Autores/as

  • Renata Aiala de Mello Universidade Federal da Bahia
  • Renato de Mello Universidade Federal de Minas Gerais

Resumen

Com a publicação de Madame Bovary, em 1857, e com o processo judicial contra Flaubert e seu romance logo em seguida, diversos autores e críticos literários contemporâneos do autor escreveram a respeito, dentre os quais Charles Baudelaire. O objetivo deste texto é identificar e analisar algumas emoções expressas, discursivizadas por Baudelaire em seu artigo intitulado “Madame Bovary, por Gustave Flaubert”, no qual ele, também afetado, direta e indiretamente, pela “justiça literária” da época, tece comentários e dá sua opinião sobre a obra do romancista. Buscamos mostrar que o poeta defende, de maneira emocionada, o “polêmico” romance, a personagem principal – Emma Bovary, e seu criador. Além disso, outro fator que nos levou a estas escolhas foi a percepção de que, ao longo dos últimos anos, as emoções têm sido objeto de interesse de muitos estudos acadêmico-científicos. E este trabalho mostra, sem pretensões de esgotar a análise e o corpus, como as emoções podem ser estudadas em um texto crítico-literário, sob uma perspectiva de análise linguístico-discursiva. Tendo como fio condutor o conceito de pathos, realizamos uma análise ao mesmo tempo qualitativa, linguístico-discursiva e interdisciplinar das emoções presentes no artigo de Baudelaire. Assim, o arcabouço teórico utilizado por nós leva em conta trabalhos de vários estudiosos das emoções, sobretudo os de Charaudeau, Plantin e Amossy. Para a consecução dos nossos objetivos, optamos por registrar uma breve contextualização das circunstâncias nas quais o artigo foi escrito, em seguida, delineamos, em linhas gerais, o conceito de pathos, e, finalmente, adentramos na análise das emoções de Baudelaire diante da obra de Flaubert.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renata Aiala de Mello, Universidade Federal da Bahia

enata Aiala de Mello possui Graduação em Letras (2005-2010) com habilitação em Licenciatura em Francês/ Português e Inglês pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais e Mestrado (2011-2012) - com bolsa CAPES - em Estudos Linguísticos do Texto e do Discurso pela Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorado - com bolsa CAPES - em Análise do Discurso junto ao mesmo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, também pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise do Discurso de orientação francesa, Teoria Semiolinguística, Literatura Francesa, ensino de Língua Portuguesa, Francesa e Inglesa e tradução. Participa do Núcleo de Análise do Discurso - NAD - e do Núcleo de Estudos sobre Transgressões, Imagens e Imaginários - NETII - da Faculdade de Letras/UFMG.

Renato de Mello, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994) e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e dois Pós-doutorados, um pela Université de Paris XIII (2004) e outro pela Université Paris IV Sorbonne (2012-2013). Renato de Mello é professor Associado IV da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é membro do conselho editorial da Faculdade de Letras, subcoordenador e coordenador adjunto do Colegiado de Graduação da FALE e representante da Linha de Pesquisa em Análise do Discurso junto ao Colegiado de Pós-graduação em Linguística da UFMG. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, Nathalie Sarraute, língua francesa, Semiolinguística e discurso. Atualmente administra disciplinas de língua e literatura francesa na graduação, de Análise do Discurso e do Texto na pós-graduação, além de disciplinas no curso de especialização em Ensino de Línguas mediado por computador. O professor é avaliador institucional e de curso do INEP/MEC.

Publicado

19-07-2017

Cómo citar

AIALA DE MELLO, Renata; DE MELLO, Renato. Efeitos pathêmicos de Madame Bovary em Baudelaire. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 181–196, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/15526. Acesso em: 22 jul. 2024.