BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE HUMOR – E ANÁLISES DE “EU PENSEI FAZER UM POEMA” (2002), DE MIRÓ DA MURIBECA, E DE “(H)OJERIZA” (2013), DE LEILA MÍCCOLIS

Autores/as

  • Wilberth Salgueiro Universidade Federal do Espírito Santo

Resumen

O artigo propõe, de início, reflexões teóricas acerca do humor, a partir sobretudo de Verena Alberti e Georges Minois, e estabelece um sintético levantamento de poetas brasileiros que, desde o Barroco, se notabilizaram pelo uso do humor em seus poemas. A seguir, se dedica a analisar dois poemas (de Miró da Muribeca e de Leila Míccolis) que lançam mão do recurso do humor para obter um efeito mais direto e imediato diante do leitor. Conclui, com Theodor Adorno, que, na vida e na poesia, o humor será um instrumento tanto mais eficaz quanto maior for sua capacidade de produzir um pensamento crítico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wilberth Salgueiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor da Ufes desde 1993.

Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 2007.

Publicado

10-09-2017

Cómo citar

SALGUEIRO, Wilberth. BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE HUMOR – E ANÁLISES DE “EU PENSEI FAZER UM POEMA” (2002), DE MIRÓ DA MURIBECA, E DE “(H)OJERIZA” (2013), DE LEILA MÍCCOLIS. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 15, p. 205–217, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/15582. Acesso em: 17 jul. 2024.