“ME GRITARON NEGRA” E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NO CONTEXTO PERUANO

Autores/as

  • RAYANA ALVES DE ALMEIDA Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA
  • Mariana Cortez

Resumen

Este artigo apresenta a análise da canção-poema - Me gritaron negra (1960), da artista peruana Victória Santa Cruz. Este exercício analítico revela o conflito de vozes presentes na narrativa e sua trama discursiva que resultam na assunção e afirmação da identidade negra neste tempo e espaço. Bakhtin (2013), em seus estudos, formula que um discurso é constituído por inúmeros fios ideológicos (em concordância ou discordância) e que um discurso sempre se constrói como resposta a outro discurso, postulando assim seu conceito de dialogismo, inerente à linguagem e polifonia, a presença de vozes polêmicas no discurso. A partir do referencial teórico exposto e da análise realizada, foi possível problematizar o processo de construção da identidade da protagonista negra, que será pautado na alteridade determinante e impositiva, revelando o discurso racista implicado neste processo. Destaca-se a importância de abordar obras com essa temática, dada a ainda invisibilização das produções e autores negros no meio acadêmico, espaço de produção de novos conhecimentos, que buscam possíveis mudanças sociais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

RAYANA ALVES DE ALMEIDA, Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA

Graduada em Letras na UFMG e Mestranda no Programa de Pós-graduação em Literatura Comparada na UNILA.

Mariana Cortez

Docente da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA) e no Mestrado em Literatura Comparada (PPGLC), doutora em Letras pela Universidade de São Paulo. Foz do Iguaçú, Paraná, Brasil.

Publicado

19-07-2017

Cómo citar

ALMEIDA, RAYANA ALVES DE; CORTEZ, Mariana. “ME GRITARON NEGRA” E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NO CONTEXTO PERUANO. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 584–598, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/15615. Acesso em: 22 jul. 2024.