A RELAÇÃO ENTRE O ASPECTO LEXICAL E O ASPECTO GRAMATICAL EM CONTEXTO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
Resumen
Este artigo examina a relação entre o aspecto lexical e o aspecto gramatical na fala de uma criança em fase de aquisição da linguagem, tendo por base a classificação aspectual proposta por Vendler (1967), bem como alguns estudos sobre aquisição da linguagem desenvolvidos no quadro da Teoria Gerativa. A partir da observação das formas verbais na fala da criança investigada nesta pesquisa, verificou-se que há uma associação do aspecto lexical com traço [-durativo] achievement ao aspecto gramatical perfectivo e uma relação forte entre os aspectos lexicais com traço [+durativo] - estado, atividade e accomplishment - ao aspecto gramatical imperfectivo, o que indica que o aspecto lexical pode influenciar o surgimento do aspecto gramatical. Para explicar a inesperada relação entre accomplishment e imperfectividade encontrada nos dados examinados, consideramos a possibilidade de o traço [durativo] ser mais significativo para a criança do que o traço [télico]. A análise feita corrobora a Hipótese da Primazia do Aspecto.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS