CHARGE E HUMOR: EIS A QUESTÃO
Resumen
RESUMO: Tendo em vista a complexidade da construção de seu discurso e a decorrente formação dos sentidos, a charge é um gênero que se configura como um interessante objeto de estudo. Nesse contexto, este artigo visa a analisar o funcionamento de duas charges, observando relações dialógicas instauradas entre discursos, bem como o entrecruzamento de vozes e os efeitos gerados para a produção de sentidos. Como embasamento teórico, recorre-se às ideias postuladas por Bakhtin e seu Círculo, especialmente os conceitos de dialogismo e valoração. Levando-se em consideração a importância social do gênero charge no que diz respeito à sua característica crítica, espera-se que, a partir da reflexão proposta, seja possível perceber a mobilização dos discursos sociais evocados nos enunciados do gênero charge a fim de compreender como acontece a construção dialógica dos sentidos.
PALAVRAS-CHAVE: Charge. Tensionamento de vozes. Teoria bakhtiniana.
Descargas
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS