HIBRIDIZAÇÃO DO GÊNERO ANÚNCIO EM REVISTA SEMANAL
Resumen
Este estudo busca analisar as diversas formas de hibridização presentes no gênero anúncio publicitário. O estudo se dá na concepção de Gênero textuais (BAKTHTIN, 2000, 2003), Anúncio publicitário (SANT’ANNA, 2002; LARA, 2007), Hibridização nos gêneros textuais (MARCUSCHI, 2010; LIMA, 2013; FAIRCLOUGH, 1993), Hibridização por mescla (LIMA, 2013; KOCH E ELIAS, 2006; BHATIA, 2004; MARCUSCHI,1997), Hibridização por metáfora (LIMA, 2013) e Hibridização por intercalamento de gêneros (BAKHTIN, 1988). Foram selecionados vinte anúncios da revista Veja que apresentavam como recurso a hibridização independente do serviço e/ou produto anunciado. As análises feitas seguem o modelo de análise proposto pela Análise Sociorretórica de Gêneros (SWALES, 1990) e pela Análise Crítica de Gêneros (MOTTA-ROTH, 2008; BONINI, 2012; LIMA, 2013). A análise dos processos de hibridização do gênero anúncio em revistas semanais pode proporcionar esclarecimentos promissores para a área de análise crítica de gêneros, ao discutir questões sociais envolvidas nas práticas publicitárias e nas práticas de promoção ao consumo.
Palavras chave: Hibridização, Gênero textual, Anúncio publicitário.
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