GÊNERO INFOGRÁFICO: O DESAFIO PARA A FORMAÇÃO DE NOVAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NA LEITURA DE TEXTOS DE CONSTITUIÇÃO VERBO-VISUAL

Autores/as

  • Dilma Campelo Rio Verde Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Ana Maria Nápoles Villela Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Resumen

Neste artigo, apresentaremos parte de uma pesquisa sobre leitura e compreensão do gênero infográfico, materializada em textos dissertativo-argumentativos. Ela foi realizada em caráter de mestrado e apresentamos como proposição a construção de competências e habilidades para leitura de textos com multissemioses, mais especificamente a infografia. E ainda a constituição de um referencial teórico-metodológico com interface em vários campos de conhecimento, envolvendo o design, o jornalismo e a Linguística. A construção de tal referencial busca contribuir para se pensar o ensino e a escrita desse gênero, considerando suas características formais e sua função social.

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Biografía del autor/a

Dilma Campelo Rio Verde, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). 

Ana Maria Nápoles Villela, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Publicado

25-12-2017

Cómo citar

RIO VERDE, Dilma Campelo; VILLELA, Ana Maria Nápoles. GÊNERO INFOGRÁFICO: O DESAFIO PARA A FORMAÇÃO DE NOVAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NA LEITURA DE TEXTOS DE CONSTITUIÇÃO VERBO-VISUAL. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 252–271, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/17843. Acesso em: 25 nov. 2024.