REFLEXOS DA COMPREENSÃO DE FATORES MULTIMODAIS NA ESCRITA ESCOLAR

Autores/as

  • Mônica Magalhães Cavalcante Universidade Federal do Ceará
  • Suelene Silva Oliveira Universidade Estadual do Ceará

Resumen

O propósito desse trabalho é analisar o nível de compreensão que alunos do 9º ano do ensino fundamental tiveram ao assistirem ao curta-metragem Vida Maria, de Márcio Ramos, e os fatores multissemióticos que reconheceram, ainda que intuitivamente, para a recategorização dos referentes. Para isso, coletamos respostas de entrevistas feitas a esses alunos, cujos depoimentos compuseram nosso corpus. Em nosso estudo, assumimos os pressupostos fundamentais da Gramática do Design Visual (GDV), postulados por Kress e van Leeuwen (2006), no âmbito da Semiótica Social. Além disso, demonstramos os efeitos de sentido obtidos, no texto verbo-audiovisual, com o uso de diferentes formas de introdução de referentes (SILVA, 2013; OLIVEIRA, 2014). Constatamos que os significados foram produzidos, distribuídos, recebidos, interpretados e reproduzidos através de uma série de modos comunicativos e representacionais – cores, olhares, imagem, por exemplo –, e não somente através da linguagem escrita ou falada. Os modos semióticos são, portanto, moldados através dos seus usos culturais, históricos, cujos significados são sociais, isto é, constituídos pelas normas e regras operadas pelas condições de produção do signo.

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Biografía del autor/a

Mônica Magalhães Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Professora Adjunta do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará.

Suelene Silva Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Professora Adujunta do Curso de Letras. Área de atuação: formação de professores em Língua Portuesa.

Publicado

25-12-2017

Cómo citar

CAVALCANTE, Mônica Magalhães; OLIVEIRA, Suelene Silva. REFLEXOS DA COMPREENSÃO DE FATORES MULTIMODAIS NA ESCRITA ESCOLAR. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 236–251, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/17863. Acesso em: 17 jul. 2024.