AS LIÇÕES DOS ESCRITORES: LITERATURA E ENSINO A PARTIR DE PEDRO NAVA, MANUEL BANDEIRA E AFONSO ARINOS

Autores/as

  • Júlio de Souza Vale Neto UNIFESP

Resumen

Este artigo tem como objetivo discutir o ensino literário a partir de três escritores que, em diferentes incursões memorialísticas, escreveram sobre as suas respectivas experiências pessoais na mesma escola, o Colégio Pedro II: Manuel Bandeira (Itinerário de Pasárgada), Afonso Arinos (A Alma do Tempo) e Pedro Nava (Balão Cativo e Chão de Ferro). Esses trabalhos nos mostram que o ensino de literatura, há cerca de um século, costumava associar o texto literário a diferentes "lições" (especialmente sobre o país, a moral e a norma culta). Por fim, o texto examina a presença dessas "lições" aplicadas à literatura na escola contemporânea.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Júlio de Souza Vale Neto, UNIFESP

Professor da área de Estudos Literários do curso de Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Guarulhos.

Publicado

25-12-2017

Cómo citar

DE SOUZA VALE NETO, Júlio. AS LIÇÕES DOS ESCRITORES: LITERATURA E ENSINO A PARTIR DE PEDRO NAVA, MANUEL BANDEIRA E AFONSO ARINOS. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 179–192, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/18372. Acesso em: 17 jul. 2024.