Dialogismo E Literatura: Contribuições Para A Formação Do Leitor Crítico Na Educação Básica
Resumen
O artigo em tela está centrado na análise acerca da contribuição do discurso literário, à luz do dialogismo do Círculo de Bakhtin, para a formação do leitor crítico na educação básica. Propõe um diálogo teórico entre alguns autores representativos do campo da educação literária e algumas proposições da matriz dialógico-discursiva do Círculo de Bakhtin nas práticas de leitura desenvolvidas no contexto escolar. O texto organiza-se em três seções que apresentam respectivamente uma breve contextualização das produções literárias em sua importância e funcionalidade no ambiente pedagógico, o necessário entrecruzamento teórico entre o pilar dialógico que embasa a arquitetura bakhtiniana e os recursos da linguagem ficcional, além de possíveis caminhos para o trabalho com a leitura pautado no viés bakhtiniano da linguagem.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 PERcursos Linguísticos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS