A Pluralidade Linguística Em Domingos Martins, Espírito Santo
Resumen
O objetivo deste trabalho é discutir, brevemente, o contexto linguístico plurilíngue do município de Domingos Martins, Espírito Santo, localidade onde há a influência das variedades linguísticas: portuguesa, pomerana, alemã, hunsrückisch e italiana. Considerando esse complexo cenário, analisamos algumas políticas linguísticas in vivo e in vitro (CALVET 2007; 2002) que ocorrem na localidade. Para isso, assumimos uma perspectiva glotopolítica de análise (LAGARES, 2018; GUESPIN & MARCELLESI, 1986) e utilizamos conceitos de Políticas Linguísticas propostos por Calvet (2007; 2002). Destacamos as ações glotopolíticas realizadas pela comunidade de Domingos Martins, a fim de legitimar a criação de políticas linguísticas pertinentes à realidade plurilíngue do local. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 PERcursos Linguísticos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS