As Percepções De Universitários Brasileiros Sobre A Aprendizagem E/Ou Aperfeiçoamento Simultânio Da Competência Linguístico-Comunicativa Do Inglês E Espanhol: Facilidades, Dificuldades E Estratégias
Resumen
Neste estudo, analisamos as percepções de estudantes do curso de Letras de uma universidade pública sobre o processo de aprendizagem e/ou aperfeiçoamento simultâneo da competência linguístico-comunicativa de duas línguas adicionais, inglês e espanhol, em relação às facilidades e dificuldades existentes nesse processo, bem como a questões relacionadas a estratégias de comunicação. A pesquisa, de caráter qualitativo, contou com a participação de dois universitários de cada semestre impar, a partir do terceiro semestre, totalizando seis alunos participantes. Para a obtenção dos dados, realizamos entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicaram as seguintes subcategorias de análise: estratégias comuns de aprendizagem, diminuição de transferência da L1, estratégias não comuns de aprendizagem , divisão do foco de atenção, paráfrase,pedido de ajuda e utilização de outras línguas.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 PERcursos Linguísticos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS