A Pressuposição Na Linguística Moderna: Questões De Ensino

Autores/as

Resumen

Este artigo versa sobre a pressuposição, tema que é palco para estudos sob diferentes óticas, tais como filosofia, lógica, semântica, pragmática e análise do discurso. Os objetivos centrais deste trabalho são, primeiramente, discutir se as abordagens linguística sobre a pressuposição são conflitantes ao ponto de comprometerem o seu ensino em nível de graduação em Letras. Para tanto, analisamos se há convergências entre as teorias estudadas que sejam capazes de sustentar uma abordagem sobre a pressuposição como fenômeno linguístico e, a seguir, analisamos as abordagens sobre tema presentes em voltados para o ensino de Licenciatura em Letras, com a finalidade de verificar o enfoque teórico-metodológico dado à pressuposição pelos seus autores. Para ilustrar a presença dessa temática na formação do graduando em Letras, observamos o tratamento dado à pressuposição em provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Verônica de Fátima Camargo Soares, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestra em Linguística pela Universidade Federal do Espírito Santo e professora efetiva da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo.

Publicado

13-12-2019

Cómo citar

CAMARGO SOARES, Verônica de Fátima. A Pressuposição Na Linguística Moderna: Questões De Ensino. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 9, n. 22, p. 331–346, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/26508. Acesso em: 22 jul. 2024.