O Ensino De Inglês Como Língua Franca: Um Relato De Práticas

Autores

  • Camila Haus Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná
  • André Luiz G Mestrando em Estudos Linguísticos pela UFPR

Resumo

A atual realidade fluida, heterogênea e imediata das relações comunicativas que envolvem a língua inglesa implica na necessidade de repensar as concepções que regem o ensino-aprendizagem deste idioma, a fim de encaminhar práticas pedagógicas em direção a uma perspectiva menos monolíngue e moderna. Dentre diversos novos olhares, apresentamos a função do Inglês como Língua Franca (ILF) sob uma perspectiva translíngue. A partir da reflexão a respeito de possíveis caminhos para o ensino de inglês, bem como da posição de professores, trazemos um relato de experiência que envolveu a elaboração e aplicação de atividades pensadas com o objetivo de promover a reflexão crítica sobre ILF. Este processo ocorreu em um centro de idiomas de Curitiba durante um semestre. Ao refletir sobre tais práticas, identificamos possíveis limitações e caminhos os quais esperamos que possam contribuir com outras pesquisas que buscam levar a perspectiva do ILF para salas de aula de contextos similares.

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Biografia do Autor

Camila Haus, Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná

Mestre em Estudos linguísticos pela UFPR, subárea Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem.

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Publicado

13-12-2019

Como Citar

HAUS, Camila; G, André Luiz. O Ensino De Inglês Como Língua Franca: Um Relato De Práticas. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 9, n. 22, p. 254–274, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/27002. Acesso em: 29 mar. 2024.