O Parecer Descritivo Na Avaliação Do Ensino E Da Aprendizagem De Crianças Aprendendo Inglês Como Língua Estrangeira

Autores/as

  • Juliana Reichert Assunção Tonelli Departamento de Letras Estrangeiras Modernas - Universidade Estadual de Londrina.
  • Bruna Alessandra Graef Bueno Mestranda no Mestrado em Letras Estrangeiras Modernas na Universidade Estadual de Londrina

Resumen

A avaliação é um elemento essencial no processo de ensino e de aprendizagem e por este motivo, é necessário que sejam selecionados instrumentos que auxiliem o professor a sistematizá-la. No ensino de língua inglesa para crianças (LIC), a avaliação é geralmente feita por meio de observação das atividades que são realizadas ao longo das aulas e, habitualmente, não segue critérios pré-estabelecidos tornando este processo demasiadamente subjetivo. O objetivo principal deste artigo é apresentar uma grade de critérios avaliativos norteadores (GCAN) para ser utilizada como instrumento orientador da avaliação e, posteriormente, na redação de pareceres descritivos (PD) para registrar e reportar para os pais e/ou responsáveiso desenvolvimento e a aprendizagem do aluno nas aulas de língua inglesa (LI). A GCAN foi proposta a partir da análise de PD de alunos do primeiro ano do ensino fundamental I de um colégio privado do norte do Paraná e, a partir da análise se observou a ausência de aspectos relacionados à aprendizagem da língua inglesa. Além da proposição da Grade apresentamos, com vistas a fornecer um exemplo concreto do uso da GCAN, um PD exemplificador fictício contendo informações hipóteticas de um aluno em situção de avaliação.

Descargas

Biografía del autor/a

Juliana Reichert Assunção Tonelli, Departamento de Letras Estrangeiras Modernas - Universidade Estadual de Londrina.

Docente no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas na Universidade Estadual de Londrina

Publicado

28-12-2019

Cómo citar

REICHERT ASSUNÇÃO TONELLI, Juliana; GRAEF BUENO, Bruna Alessandra. O Parecer Descritivo Na Avaliação Do Ensino E Da Aprendizagem De Crianças Aprendendo Inglês Como Língua Estrangeira. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 9, n. 23, p. p.110–129, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/27895. Acesso em: 14 abr. 2025.