O Parecer Descritivo Na Avaliação Do Ensino E Da Aprendizagem De Crianças Aprendendo Inglês Como Língua Estrangeira
Resumen
A avaliação é um elemento essencial no processo de ensino e de aprendizagem e por este motivo, é necessário que sejam selecionados instrumentos que auxiliem o professor a sistematizá-la. No ensino de língua inglesa para crianças (LIC), a avaliação é geralmente feita por meio de observação das atividades que são realizadas ao longo das aulas e, habitualmente, não segue critérios pré-estabelecidos tornando este processo demasiadamente subjetivo. O objetivo principal deste artigo é apresentar uma grade de critérios avaliativos norteadores (GCAN) para ser utilizada como instrumento orientador da avaliação e, posteriormente, na redação de pareceres descritivos (PD) para registrar e reportar para os pais e/ou responsáveiso desenvolvimento e a aprendizagem do aluno nas aulas de língua inglesa (LI). A GCAN foi proposta a partir da análise de PD de alunos do primeiro ano do ensino fundamental I de um colégio privado do norte do Paraná e, a partir da análise se observou a ausência de aspectos relacionados à aprendizagem da língua inglesa. Além da proposição da Grade apresentamos, com vistas a fornecer um exemplo concreto do uso da GCAN, um PD exemplificador fictício contendo informações hipóteticas de um aluno em situção de avaliação.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 PERcursos Linguísticos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS