O Embate Na Construção Identitária Do Personagem Eric Effiong Na Série Sex Education
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v10i25.30506Resumen
A série britânica Sex Education alavancou a discussão sobre sexualidade, principalmente no que diz respeito às questões que envolvem a homossexualidade e os desafios da comunidade LGBTQIA+ ao enfrentar um mundo majoritariamente heteronormativo. Em meio às forças que agem sobre os personagens da série, levando-os e trazendo-os ao centro, deparamo-nos com as que agem sobre Eric Effiong, adolescente negro, afeminado, filho de pais protestantes, que passa por mudanças significativas em seu comportamento após um trauma resultante do preconceito por parte da sociedade. Pensando nisso, objetivamos, neste artigo, discutir a construção identitária de Eric Effiong, a partir da visão do personagem sobre si, assim como da visão daqueles que estão no seu entorno. Para isso, situamos o nosso trabalho no âmbito da Linguística Aplicada, ancorados nos postulados do Círculo de Bakhtin (2011, 2015), de Butler (2003), de Louro (2000) e de Hall (2006), para que possamos discutir as forças centrífugas e centrípetas, o corpo, a sexualidade e a identidade. A partir de um estudo qualitativo de cunho interpretativista, utilizaremos como corpus de análise enunciados do personagem em questão e daqueles que interagem com ele em momentos específicos. Os resultados preliminares apontam para uma multiplicidade de identidades do personagem Eric Effiong.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 PERcursos Linguísticos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS