O Corpo Mágico Num Mundo (Quase) Real: Ações Imunológicas Na Fantasia Distópica Temporada Dos Ossos
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v10i25.30705Resumen
No presente trabalho, partimos do princípio de que a literatura fantástica parece estar livre das convenções realistas de representação de tempo, espaço, personagem, objetos inanimados, eu e o outro. Ademais, tem como um de seus norteadores temáticos a perseguição daquilo que foi silenciado, tornado invisível na cultura da vida oficial (JACKSON, 2009). Por essa razão, pretende-se, neste trabalho, investigar a representação do corpo mágico no enunciado da fantasia distópica, gênero híbrido que traz a existência do sobrenatural em meio a um governo autoritário num mundo semelhante ao nosso, como metáfora para representações discursivas de corpos marginalizados e oprimidos presentes na vida oficial. Em face disso, a fim de alcançar nosso objetivo, primeiramente, colocamos em cópula/cotejamento textos sobre a representação de corpos marginalizados (LOURO, 2004), sobre a representação discursiva do corpo em enunciados estéticos (BAKHTIN, 2011) e também acerca das representações discursivas específicas do gênero fantasia (JACKSON, 2009) e, segundamente, apresentamos uma análise que põe em diálogo a representação desses corpos no livro Temporada dos Ossos, da autora inglesa Samantha Shannon.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 PERcursos Linguísticos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS