SABERES DOCENTES E O AGIR PROFESSORAL DE UM PROFESSOR-RESIDENTE NA CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v11i27.33867Resumen
O objetivo deste artigo é apresentar uma análise do agir professoral, referente à elaboração de materiais didáticos, desenvolvido por um dos acadêmicos participantes do referido do Programa Residência Pedagógica, Núcleo/Subprojeto de Letras-Português, realizado pela Universidade Federal do Amapá. O artigo fundamenta-se no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006, 2008) e em algumas reflexões saberes docentes (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2009; VANHULLE, 2009), agir professoral, repertório didático (CICUREL, 2011) e modalizadores do agir professoral (LEURQUIN, 2013). A metodologia utilizada, de caráter qualitativo-interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 2005), partiu da análise discursiva de transcrições da apresentação de um material didático elaborado e apresentado por um acadêmico participante do programa e da pesquisa. A análise do corpus demonstra aspectos relevantes quanto à mobilização de saberes realizada pelo participantes da pesquisa tanto rem relação ao planejamento e construção do material didático elaborado, quanto para o possível uso em sala de aula, o que revela representações do agir desse professor em formação inicial no que diz respeito ao trabalho docente, ora possibilitado por um conjunto de saberes que são legitimados para serem ensino, ora limitado por condições estruturais que podem interferir na qualidade do desenvolvimento desse trabalho em sala de aula.
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- 19-04-2021 (2)
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