Multiletramentos Na Escola E O Pibid Letras-Inglês Da Ufes
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v11i27.33898Resumen
Ao pensarmos na educação pública brasileira, é natural que pensemos tanto nas escolas regulares, quanto nas Universidades públicas. Porém, essas instituições coexistem em nossa sociedade de forma distante. Enquanto muitos professores universitários da licenciatura afirmam terem tido pouquíssimo contato com o ensino básico, muitos licenciandos em Letras-Inglês não se imaginam assumindo o papel de professores no futuro, especialmente no ensino público. O Pibid – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – proporciona o diálogo entre universidade e escola pública, e tem mostrado como a relação entre ensino básico e superior pode ser mais próxima. Este artigo, originado de uma pesquisa de Iniciação Científica (PRPPG - Ufes edital 2019-2020), apresenta uma análise feita por meio de entrevistas com alguns ex-participantes do Pibid Letras Inglês da Ufes sobre possíveis formas como a graduação de Licenciatura em Inglês pode melhorar com a experiência do programa reiterando a importância deste para a formação docente, consequentemente, para o benefício da sociedade. Dentro desse contexto, analisa-se também a construção da identidade do professor de Inglês pelo Pibid e a presença dos multiletramentos nas práticas realizadas no programa. Os resultados obtidos apontam para a potência do programa em questão na formação dos licenciandos de Letras-Inglês da Ufes.
Palavras-chave: Pibid. Ensino de Língua Inglesa. Ensino público. Identidade. Multiletramentos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 PERcursos Linguísticos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS