As Contribuições Do PIBID - Língua Portuguesa Para A Formação Da Identidade Docente: Um Panorama Das Atividades Realizadas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v11i27.33900

Resumen

Este artigo pretende apresentar um panorama de atividades desenvolvidas em um Colégio de Aplicação da Zona da Mata Mineira, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, como também as reflexões e aprendizados decorrentes de suas práticas. Tendo como embasamento teórico as discussões de Oliveira (2017), Ferreira (2005), Kunz et al. (2011), dentre outros, são apresentadas três perspectivas de atuação: a primeira delas aborda a Literatura, mais especificamente, poesias; a segunda constitui-se em um trabalho com o gênero textual crônica; a terceira evidencia a dinâmica de esquema de rodízio entre turmas. O trabalho visa divulgar a constituição dessas ações, os diversos pontos positivos para a escola, seus estudantes, professores e para nós, pibidianas, com ênfase na construção de nossa identidade docente. Para tanto, trazemos discussões a respeito do contexto de atuação, da necessidade de adaptação às dificuldades dos estudantes e do trabalho com Gêneros Textuais e Literatura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriely Rosa Caetano, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda de Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Alícia Durães de Faria, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no Colégio de Aplicação (CAp-COLUNI).

Arianny Cristina Chaves Lacerda, Universidade Federal de Viçosa

Estudante de graduação em Letras - Português/Francês pela Universidade Federal de Viçosa. Atuou como bolsista PIBID no Colégio de Aplicação COLUNI. Atualmente, é professora-estagiária de Francês Língua Estrangeira (FLE) no Curso de Extensão em Língua Francesa (CELIF) da Universidade Federal de Viçosa.

Gabriela da Silva Pires, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre e Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Vínculo institucional atual: Professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Publicado

19-04-2021

Cómo citar

ROSA CAETANO, Gabriely; DURÃES DE FARIA, Alícia; CHAVES LACERDA, Arianny Cristina; DA SILVA PIRES, Gabriela. As Contribuições Do PIBID - Língua Portuguesa Para A Formação Da Identidade Docente: Um Panorama Das Atividades Realizadas. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 11, n. 27, p. 25–39, 2021. DOI: 10.47456/pl.v11i27.33900. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/33900. Acesso em: 17 jul. 2024.