Pibid Inglês Ufes: Constituição Identitária E Conflito Epistemológico Entre A Universidade E A Escola Pública
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v11i27.33915Resumen
Este artigo tem como objetivo discutir a formação de professores de inglês a partir das experiências do Pibid Inglês da Ufes nos anos de 2018-2019. Visando encurtar as distâncias entre a escola pública e a formação superior no âmbito das licenciaturas, o Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) tem se constituído enquanto espaço de aprendizagens múltiplas e, decerto, relevantes para a formação docente. Nos âmbitos da formação inicial e continuada, não há como negar sua importância na constituição identitária e profissional dos graduandos, dos supervisores (docentes das escolas), bem como das coordenadoras (docentes na Universidade) que aqui escrevem. Entretanto, como qualquer processo subjetivo e formador, a experiência educativa em voga também pode ser compreendida como arena de conflitos e resistência se pensamos na pluralidade dos sujeitos e dos saberes que se interconectam pelas teias de sentidos e vivências que ali se dão. Os dados a serem debatidos e interpretados nesta discussão são de natureza qualitativa e originaram-se da escrita de relatórios e diários de campo por parte dos bolsistas graduandos, bem como das interações entre coordenadoras e supervisores. Debateremos, portanto, com maior ênfase, a natureza dos conflitos epistemológicos que emergiram nessa dinâmica, a influência dos mesmos na constituição identitária dos bolsistas graduandos, a dificuldade de ruptura com modelos tradicionais e práticas concebidas à sombra da Modernidade, finalizando com reflexões sobre emancipação e educação subjetificadora.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 PERcursos Linguísticos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS