A Teoria Enunciativa De Benveniste E O Ensino Da Língua Portuguesa: Um Diálogo Possível

A POSSIBLE DIALOGUE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v11i28.35309

Resumen

O presente trabalho busca discutir as contribuições acerca da Teoria da Enunciação, proposta por Émile Benveniste para o ensino da Língua Portuguesa, segundo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais– PCN, de forma a analisar as proposições de Benveniste em contraponto ao método de tratamento da língua pelas instituições de ensino básico. Desse modo, Benveniste postula que é por meio da linguagem que o homem se insere na sociedade, de maneira que é, também, pela interação cultural que os rudimentos de uma língua são aprendidos. Logo, nota-se que, majoritariamente, os PCN priorizam o ensino da Língua Portuguesa em sua norma-padrão, excluindo variantes da língua coloquial, as quais são absorvidas no falar cotidiano de um determinado grupo. Para tanto, são utilizadas obras de autores como Marcos Bagno, Roxane Rojo entre outros, a fim de verificar o tratamento do ensino das normas da Língua Portuguesa, em detrimento às particularidades de cada indivíduo, o que pode ser observado no diálogo com recortes da teoria de Benveniste. Destarte, a pesquisa possui caráter bibliográfico e analítico, à medida que são estudados excertos de textos dos autores supracitados, com o fito de estabelecer uma análise aos PCN, junto à teoria linguística de Benveniste.

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Biografía del autor/a

Fernanda Victória Cruz Adegas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Aluna de Letras, graduanda de Licenciatura em Língua Portuguesa/Inglesa, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus Aquidauana.

Publicado

29-08-2021

Cómo citar

PEREIRA DE OLIVEIRA, Caroline; CRUZ ADEGAS, Fernanda Victória. A Teoria Enunciativa De Benveniste E O Ensino Da Língua Portuguesa: Um Diálogo Possível: A POSSIBLE DIALOGUE. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 11, n. 28, p. 128–149, 2021. DOI: 10.47456/pl.v11i28.35309. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/35309. Acesso em: 17 jul. 2024.