LA ENSEÑANZA DEL PORTUGUÉS COMO LENGUA MATERNA: REFLEXIONES Y ACTIVIDADES
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v11i28.35324Resumen
Nas aulas de Língua Portuguesa, ainda é comum a ênfase em nomenclaturas e classificações, baseadas na Gramática Tradicional. No entanto, ao trabalhar atividades de leitura, interpretação e produção textual, percebemos que o conhecimento gramatical por si só não é suficiente para o desenvolvimento da competência comunicativa nos alunos. Desse modo, no presente artigo, apresentaremos a nossa compreensão sobre o ensino de língua materna, tomando por base estudos realizados por importantes linguistas brasileiros. Posteriormente, apresentaremos uma proposta de atividades que foi aplicada a alunos do ensino médio, seguida de uma breve análise sobre os elementos presentes nela. A atividade baseia-se na crônica do Luís Fernando Veríssimo intitulada “Exigências da Vida Moderna” e foi proposta para a modalidade presencial, anteriormente à pandemia. Tomamos por base autores como Sírio Possenti, Irandé Antunes, Ferrarezzi Júnior e Carvalho e Juanito Avelar, os quais são importantes referências no que se refere à questão do ensino de Língua Portuguesa no Brasil.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 PERcursos Linguísticos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS