SUBJETIVIDADE E DESSUBJETIVAÇÃO EM TEXTOS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVOS: CONCEPÇÕES, PROPOSTAS PEDAGÓGICAS E PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO

Autores/as

  • Luciano Vidon UFES
  • Izabelle de Jesus dos Santos
  • Flávia Conceição da Rocha Ricardo
  • Marina de Paiva Moreira
  • Rejiane dos Santos

Resumen

Quais as concepções, propostas didático-pedagógicas e práticas de produção de textos dissertativo-argumentativos que encontramos no contexto atual do ensino de língua portuguesa? Essa questão se faz pertinente, no momento, tendo-se em conta as mudanças vislumbradas para o ensino de língua portuguesa nos últimos anos, em especial a partir da implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, em 1998. Este artigo, com base nas investigações realizadas no âmbito do Projeto de Pesquisa “Subjetividade e dessubjetivação em enunciados argumentativos: gênero, estilo e autoria”, tem como objetivo discutir alguns dados que refletem o atual estado desse processo ensino-aprendizagem. Com base em um paradigma indiciário de investigação, conforme Ginzburg (1986), e em uma concepção dialógica de linguagem, segundo Bakhtin/Voloshinov (2003), procuramos, nos dados levantados pela equipe do projeto, analisar marcas de subjetividade e dessubjetivação em materiais didáticos trabalhados para o ensino do texto dissertativo-argumentativo e, também, em textos produzidos por estudantes de ensino médio, em situações diversas de enunciação nesse campo do discurso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

15-04-2014

Cómo citar

VIDON, Luciano; DOS SANTOS, Izabelle de Jesus; RICARDO, Flávia Conceição da Rocha; MOREIRA, Marina de Paiva; DOS SANTOS, Rejiane. SUBJETIVIDADE E DESSUBJETIVAÇÃO EM TEXTOS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVOS: CONCEPÇÕES, PROPOSTAS PEDAGÓGICAS E PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 9–23, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/3615. Acesso em: 17 jul. 2024.