Campanha De Vacinação Contra A Covid-19: Uma Análise Semiolinguística Dos Discursos Veiculados Pelo Ministério Da Saúde

Autores/as

  • Ana Cláudia Mello da Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Mariana Ramalho Procopio Universidade Federal de Viçosa
  • Cristiane Cataldi dos Santos Paes Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v12i31.38517

Palabras clave:

Campanhas de Vacinação., Ministério da Saúde, Teoria Semiolinguística

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar a campanha de vacinação divulgada, em
vídeo, pelo Ministério da Saúde em seu canal do YouTube. Assim, visamos observar como os
discursos propagados nos vídeos foram construídos ao buscar convencer as pessoas a se
vacinarem. Para tanto, realizamos um recorte do corpus, de modo a elencar 3 vídeos
representantes da fase inicial da campanha. As análises e discussões dos dados seguiram os
pressupostos das categorias analíticas da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau.
Desse modo, buscamos identificar os sujeitos envolvidos nos discursos, os elementos do
contrato de comunicação e as estratégias discursivas utilizadas. Os resultados das análises
apontaram que nos vídeos há uma recorrência de temáticas relacionadas ao trabalho, além da
presença de um imaginário rural e a ausência de dados de comprovação científica
relacionados à pandemia. Ademais, além de incentivar o público a se vacinar, a campanha
serviu como meio de divulgação das ações do Ministério da Saúde reforçando, também, as
orientações sobre os cuidados com a pandemia. Vale destacar, ainda, que os discursos dos
vídeos se aproximam dos ideais do governo vigente, o que se explica pela ligação direta deste
com o Ministério da Saúde.

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Citas

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Publicado

03-10-2022

Cómo citar

MELLO DA SILVA, Ana Cláudia; RAMALHO PROCOPIO, Mariana; CATALDI DOS SANTOS PAES, Cristiane. Campanha De Vacinação Contra A Covid-19: Uma Análise Semiolinguística Dos Discursos Veiculados Pelo Ministério Da Saúde. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 12, n. 31, p. 45–63, 2022. DOI: 10.47456/pl.v12i31.38517. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/38517. Acesso em: 17 jul. 2024.