Entrelaçando Musicoterapia E Psicolinguística: Estudo De Caso Sobre A Disartria

Autores/as

  • Maria de Fatima de Almeida Baia Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Laysla Portela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Nirvana Ferraz Santos Sampaio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Geisiane Rocha da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palabras clave:

Prosódia, Musicoterapia, Disartria

Resumen

Este estudo surgiu a partir do interesse em investigarmos a queda de sílabas na fala atípica de um sujeito. Nosso sujeito atípico (RA.) foi vítima de um acidente automobilístico aos 28 anos de idade, acometido por um traumatismo craniano, deixando como sequela a disartria. No estudo, nos amparamos nos estudos teóricos-metodológicos da Psicolinguística e da Musicoterapia. Para o acompanhamento longitudinal, realizamos atividades que têm como objetivo a recuperação e estimulação de fala através da Musicoterapia. Com a disartria, a duração da fala de RA sofreu alterações, tornando-se acelerada de maneira quase ininteligível, como consequência disso apresentou queda de sílabas indevida. Os nossos resultados mostram que após a participação de RA em dez sessões de Musicoterapia houve melhoria em sua fala por apresentar menos queda indevida de sílaba átona. Além disso, RA também foi submetido a duas entrevistas, na última, realizada após as dez sessões, RA produziu menos 50% de frases com queda indevida de sílaba na comparação com a entrevista inicial. Dessa maneira, demonstramos que com a intervenção musicoterapêutica, o sujeito RA apresentou uma melhor percepção da sua própria pronúncia de sílabas átonas e passou a evitar o apagamento em contextos indevidos de acordo com o seu dialeto.

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Biografía del autor/a

Maria de Fatima de Almeida Baia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Docente na UESB no Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) e Programa de pós-graduação em Linguística, anteriormente professora substituta na UNESP de Assis (2012-2013). É doutora (2013), mestre (2008) e bacharel (2006) em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio sanduíche na University of York (Reino Unido). No momento, faz especialização em Musicoterapia na FAC de Salvador. Atua principalmente nas seguintes áreas: fonologia, morfofonologia, desenvolvimento de língua materna, desenvolvimento de língua estrangeira, música para estimulação de fala (a)típica e psicolinguística. Coordena o GEDEF (Grupo de Estudos de Desenvolvimento Fonológico) na UESB e desenvolve pesquisa sobre desenvolvimento fonológico de crianças gêmeas, não gêmeas e bilíngues (adultos e crianças)

Laysla Portela, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda no PPGLin da UESB

Nirvana Ferraz Santos Sampaio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Neurolinguística e coordenadora do Laboratório de Neurolinguística (LAPEN) da UESB. Profa. No Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Geisiane Rocha da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutoranda em Linguística no PPGLIN/UESB, musicista e musicoterapeuta.

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Publicado

03-10-2022

Cómo citar

BAIA, Maria de Fatima de Almeida; PORTELA, Laysla; FERRAZ SANTOS SAMPAIO, Nirvana; ROCHA DA SILVA, Geisiane. Entrelaçando Musicoterapia E Psicolinguística: Estudo De Caso Sobre A Disartria. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 12, n. 31, p. 352–372, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/38737. Acesso em: 17 jul. 2024.