"E EU TÔ AQUI SOFRENDO”: UMA ENTREVISTA E OS VÁRIOS FENÔMENOS SOCIOLINGUÍSTICOS INTERACIONAIS

Autores/as

  • Mariana de Castro Atallah Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mayara de Oliveira Nogueira Universidade Federal do Espírito Santo

Resumen

Propomo-nos, no presente trabalho, a analisar um fragmento de uma entrevista realizada no ano de 2012, na cidade de Serra, município integrante da Grande Vitória (estado do Espírito Santo), gravada em vídeo e áudio, com uma idosa que vive em uma instituição de longa permanência (de caráter filantrópico) desta cidade. Tencionamos explorar, numa perspectiva que se alinha à Sociolinguística Interacional, fenômenos tais quais o de enquadre, footing (GOFFMAN, 1964; 1974), organização sequencial de fala (SACKS, JEFFERSON E SCHEGLOGG, 1974; PSATHAS, 1995) e, em especial, a fala institucional (JUNG; LORDER, 2009). A entrevista foi feita pelo método etnográfico de pesquisa em campo e transcrita com base nos estudos da Análise da Conversa; a interação foi realizada numa sala médica existente no interior da instituição e contou com quatro participantes: as duas pesquisadoras, uma idosa e uma enfermeira. Buscamos, outrossim, apresentar alguns conceitos-chave da Sociolinguística Interacional e empregá-los em nossa análise.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariana de Castro Atallah, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo (Conclusão: julho/2013). Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (Conclusão: 2011/1). Experiência na área da Linguística e na Comunicação Social. Ênfase na Sociolinguística, principalmente pela Sociolinguística Interacional, na Pragmática, na Análise do Discurso e na Semântica.

Mayara de Oliveira Nogueira, Universidade Federal do Espírito Santo

Atualmente é aluna de mestrado do Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com bolsa pelo Fundo de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES). Faz parte do Grupo de Estudos em Alteridade e Política (UFES), com pesquisa na linha de Análise do Discurso. Possui graduação em Direito pela Universidade Vila Velha (2011) e em Letras Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011). Tem interesse e experiência nas seguintes áreas e temas: Análise do Discurso Francesa, Ethos, Gênero canção e Pragmática.

Publicado

14-11-2013

Cómo citar

ATALLAH, Mariana de Castro; NOGUEIRA, Mayara de Oliveira. "E EU TÔ AQUI SOFRENDO”: UMA ENTREVISTA E OS VÁRIOS FENÔMENOS SOCIOLINGUÍSTICOS INTERACIONAIS. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 8–28, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/4019. Acesso em: 3 jul. 2024.