Formação De Leitores Por Meio Da Prática Dialógica Pensar Alto Em Grupo:

Uma Experiência Em Um Curso De Extensão Universitária

Autores/as

  • Cleber Ferreira Guimarães Secretaria Municipal de Campo Grande-MS.

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v13i35.41764

Palabras clave:

Formação de leitores, Prática dialógica, Pensar Alto em Grupo

Resumen

Este artigo tem como objetivo central discutir a formação de leitores por meio de uma prática dialógica e democrática, o Pensar Alto em Grupo (PAG), partindo do seguinte questionamento: Quais as contribuições da prática do PAG na formação de alunos de um curso de extensão universitária como leitores responsivos? Trata-se de um estudo qualitativo-interpretativista, cujo método principal para geração de dados foi o Pensar Alto em Grupo. Os dados aqui analisados foram gerados com um grupo de cinco alunos de um curso de extensão universitária desenvolvido via plataforma Teams, em 2021. Teoricamente, partimos da concepção dialógica de linguagem e dos estudos sobre leitura e letramento. Os resultados apontam para a importância de dar voz aos leitores e espaço para suas subjetividades a fim de promover uma discussão dialogizada, na qual os sentidos são construídos colaborativa e democraticamente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cleber Ferreira Guimarães, Secretaria Municipal de Campo Grande-MS.

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista-UNOESTE.

Graduação em Letras pela UNIESP,SP.

Citas

ABRANTES, Ana M. Intersubjetividade entre a singularidade e a empatia. In: CAVALCANTI, Sandra; GABRIEL, Rosângela; MOURA, Heronides (Orgs). Linguagem, cognição e cultura: estudos em interface. 1. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2020.

ASSIS, Juliana P de. Prática de leitura dialógica em contexto remoto: o professor como agente de letramento na construção de sentido. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Campus Universitário Porto Nacional, TO, 2021.

BAKHTIN, Mikhail M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Editora WWMF Martins Fontes, 2011.

BATISTA-SANTOS, Dalve O. Prática dialógica de leitura na universidade: uma contribuição para a formação do leitor responsivo e do professor letrador. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, SP, 2018.

BATISTA-SANTOS, Dalve O; SILVA, Dimas H. P de O. A prática de letramento do pensar alto em grupo em contexto remoto: o dialogismo na construção de sentidos. In: FUZA, Ângela F; BATISTA-SANTOS, Dalve O; MELO, Lívia C de (Orgs). Leitura: aspectos teórico-metodológicos no ensino de línguas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2021.

CAMACHO, Flávia F. Prática de letramento dialógica na construção de sentidos em poemas e contos. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, SP, 2021.

CAMERON, Lynne. Metaphor in education discourse. London/New York: Continuum, 2003.

CICHILERO, Marli. Visão de águia: a (trans) formação do leitor na prática de letramento “Pensar Alto em Grupo”. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, SP, 2021.

CORACINI, Maria J. R. F. A aula de línguas e as formas de silenciamento. In: CORACINI, Maria J. R. F (Org). O jogo discursivo na aula de leitura: língua materna e língua estrangeira. 3ª ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2010.

DENZIN, Norman K; LINCOLN, Yvonna S. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, Norman K; LINCOLN, Yvonna S (Orgs). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Trad. Sanra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed, 2006.

ERICSSON, K. Anders; SIMON, Herbert A. Protocol Analysis. Cambridge, Mass: MIT Press / Bradford, 1984.

FERRAREZI JUNIOR, Celso. Pedagogia do silenciamento: a escola brasileira e o ensino de língua materna. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 68. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.

GUIMARÃES, Cleber Ferreira. Prática dialógica de leitura na formação de leitores responsivos em um curso de extensão universitária. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, SP, 2023.

KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 53, p.1-25, 2007.

LISPECTOR, Clarice. A fuga. In: LISPECTOR, Clarice. Todos os contos. Organização de Benjamim Moser. 1ª ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2016.

MELO, Edsônia de S. O. O pensar alto em grupo como prática dialógica de leitura literária: os leitores entram em cena. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, SP, 2021.

MOITA LOPES, Luiz P da. Pesquisa interpretativista em linguística aplicada: a linguagem como condição e solução. D.E.L.T.A, v. 10, n. 2, p. 329-338, 1994.

O’CONNOR, Mary C; MICHAELS, Sarah. Shifting participant frameworks: orchestrating thinking practices in group discussion. In: HICKS, Deborah (Ed). Discourse, learning and shooling. Cambridge University Press, 1996.

PONTECORVO, Clotilde. Discutir, argumentar e pensar na escola: o adulto como regulador da aprendizagem. In: PONTECORVO, Clotilde; AJELLO, Anna. M; ZUCCERMAGLIO, Cristina. (Orgs). Discutindo se aprende: interação social, conhecimento e escolar. Trad. Cláudia Bressan e Susana Termignoni. Porto Alegre: Artmed, 2005.

RITIVOI, Andreea D. Empatia, intersubjetividade e compreensão narrativa: lendo as histórias, lendo as vidas (dos outros). Trad. Ricardo Santhiago. São Paulo: Letras e Voz, 2018.

STREET, Braian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo; ensaio introdutório de Sheila Grillo. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.

WOLF, Maryanne. O cérebro no mundo digital: desafios da leitura na nossa era. Trad. Rodolfo Ilari e Mayumi Ilari. São Paulo: Contexto, 2019.

ZANOTTO, Mara S. (PASCHOAL). Em busca da elucidação do processo de compreensão da metáfora. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 12, n. 1, p. 175-189, 1988.

ZANOTTO, Mara S. Metáfora, Cognição e Ensino de Leitura. D.E.L.T.A., São Paulo, v. 11, n. 2, p. 241-254,1995.

ZANOTTO, Mara S.T. Construção e a indeterminação do significado metafórico no evento social de leitura. In: PAIVA, Vera L. M. O (Org). Metáforas do cotidiano. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998.

ZANOTTO, Mara S. As múltiplas leituras da ‘metáfora’: desenhando uma metodologia de investigação. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 39, n. 67, p. 3-17, 2014.

ZANOTTO, Mara S; SUGAYAMA, Ariane M. Um confronto heurístico entre práticas de letramento e as epistemologias do monologismo e do dialogismo. Signum: Estudos da Linguagem, v. 19, n. 1, p. 1-39, 2016.

ZANOTTO, Mara S. Uma investigação empírica sobre interpretação da metáfora/metonímia e o ensino-aprendizagem de leitura. In: GABRIEL, Rosângela; PELOSI, Ana Cristina. (Orgs). Linguagem e cognição: emergência e produção de sentidos. Florianópolis: Insular, 2016.

ZANOTTO, Mara S; TAVARES DOS SANTOS, Marivan. Construindo uma prática dialógica de letramento: emergências de processos inferenciais e argumentativos. Signo, v. 43, n. 77, p. 201-2011, 2018.

ZANOTTO, Mara S. Diálogos imprescindíveis: metáfora, cognição e letramento literário. In: CAVALCANTI, Sandra; GABRIEL, Rosângela; MOURA, Heronides (Orgs). Linguagem, cognição e cultura: estudos em interface. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2020.

Publicado

10-12-2023

Cómo citar

GUIMARÃES, Cleber Ferreira. Formação De Leitores Por Meio Da Prática Dialógica Pensar Alto Em Grupo:: Uma Experiência Em Um Curso De Extensão Universitária. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 13, n. 35, p. 106 – 126, 2023. DOI: 10.47456/pl.v13i35.41764. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/41764. Acesso em: 21 nov. 2024.