Letramento Acadêmico E Profissionalização Docente No Curso De Letras-Inglês Da Ueva

Autores/as

  • José Raymundo F Lins JR Universidade Estadual Vale do Acaraú

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v13i34.41895

Palabras clave:

Letramentos, Formação de professores de línguas, Saberes docentes, Ensino de gramática

Resumen

Este estudo objetiva compreender, nos discursos de estagiários do curso de Letras, conhecimentos linguísticos e didático-pedagógicos desenvolvidos durante a formação inicial, necessários ao ensino de língua inglesa na Educação Básica, de acordo com a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Acreditamos que é nesta etapa da formação docente que os professores de inglês são expostos a saberes docentes que se desenvolvem por toda a vida. Nesse sentido, tomamos como referencial teórico: (i) a Análise Dialógica do Discurso – ADD (BAKHTIN, 2006), que considera a língua um evento comunicativo em que atos responsivos e responsáveis se entrelaçam, (ii) o conceito de letramentos (STREET, 2014) e Oliveira (2014), no que diz respeito aos conhecimentos básicos necessários para professores de línguas adicionais. A pesquisa, de natureza qualitativa e de abordagem interpretativista, é constituída de duas etapas: (i) a coleta de diários de leitura desenvolvidos pelos(as) discentes no componente curricular Estágio Supervisionado, durante o semestre 2023/1, e (ii) análise dos dados fundamentada pela ADD. Como resultado, percebemos que os tanto os princípios da BNCC quanto a compreensão sobre língua/linguagem se mostram presentes nos discursos dos alunos de forma diferenciada, o que influencia diretamente suas práticas nas vivências como estagiários.

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Biografía del autor/a

José Raymundo F Lins JR, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Professor Assistente no Centro de Filosofia, Letras e Educação da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Doutorando em Linguística (UFPB), Mestre em Linguística Aplicada (UECE), Especialista em Planejamento e Gestão em Educação (UNEB). Coordenador de Estágios Supervisionados (Letras/UEVA).

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Publicado

08-10-2023

Cómo citar

LINS JR, José Raymundo F. Letramento Acadêmico E Profissionalização Docente No Curso De Letras-Inglês Da Ueva. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 13, n. 34, p. 85–102, 2023. DOI: 10.47456/pl.v13i34.41895. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/41895. Acesso em: 17 jul. 2024.