O QUE NAS ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS EXPLICATIVAS É RELATIVO AO COPIDESQUE

Autores/as

  • Juliane Mattei Orlandi Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Cleide Inês Wittke Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Resumen

Este trabalho tem por intuito traçar uma comparação entre diferentes definições apresentadas em gramáticas acerca das orações subordinadas adjetivas explicativas, apoiando-se na análise semântica e sinonímica das conceituações oferecidas, à medida que, enquanto umas as conceituam como informações adicionais, outras as definem como dispensáveis ao sentido total da frase. Utilizou-se neste artigo as obras de Faraco & Moura (1999), Perini (1999), Neves (2000), Luft (2002), Cegalla (2008) e Bechara (2009). Além disso, relacionou-se à pesquisa questões e práticas de revisão de texto, mais especificamente de copidesque, estabelecendo-se um elo entre essa atividade e o estudo das orações.

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Biografía del autor/a

Juliane Mattei Orlandi, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Acadêmica do curso de Bacharelado em Letras - Redação e Revisão de Textos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Cleide Inês Wittke, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Publicado

03-12-2014

Cómo citar

ORLANDI, Juliane Mattei; WITTKE, Cleide Inês. O QUE NAS ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS EXPLICATIVAS É RELATIVO AO COPIDESQUE. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 4, n. 9, p. 33–42, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/7622. Acesso em: 17 jul. 2024.