OLHARES BAKHTINIANO E VYGOTSKIANO: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS ÀS PESQUISAS EM CONTEXTOS PEDAGÓGICOS
Resumen
Objetivamos, no presente trabalho, traçar algumas considerações a propósito das concepções bakhtiniana (Bakhtin, 2009) e vygotskiana (Vygotsky, 2001) a propósito de questões concernentes à língua, linguagem, signo, sujeito, dentre outras noções-chave do pensamento linguístico e filosófico de tais teóricos, alinhando-os às pesquisas em contextos pedagógicos. Para tanto, encadearemos pontos de aproximação e distanciamento das abordagens teóricas no campo do ensino e da aprendizagem a partir de uma perspectiva interacional que privilegia a dimensão social do processo educacional (Allwright; Bailey, 1991). Observou-se que uma das principais convergências entre os teóricos russos se refere ao entrecruzamento dos campos da linguagem e da educação, percebendo neste espaço um campo de coconstrução ativa do processo de aprendizagem (Freitas 2000-B).
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