A LINGUAGEM DA CRIANÇA: UMA HERANÇA CULTURAL

Autores

  • Giovane Fernandes Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Resumo

Este artigo tem como objetivo estudar a relação entre língua, cultura e intersubjetividade no ato de aquisição da linguagem. Para tanto, analisa um diálogo entre uma criança e seus pais, a partir da Teoria da Enunciação de Benveniste (2005; 2006) e da Teoria Enunciativa da Aquisição da Linguagem de Silva (2007; 2009). A análise da marcação do locutor no discurso, através de formas pessoais (categorias de pessoa, espaço e tempo) e funções interpessoais (modalidades assertiva, intimativa e interrogativa), indica que a criança (eu) estabelece duas relações de alteridade – com o outro (tu) e com a cultura (ELE), constituindo-se sujeito na dupla natureza, individual e social, de sua língua materna e assumindo a linguagem como uma herança cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-12-2016

Como Citar

OLIVEIRA, Giovane Fernandes. A LINGUAGEM DA CRIANÇA: UMA HERANÇA CULTURAL. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 106–118, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/14108. Acesso em: 22 nov. 2024.