BAKHTIN E LINGUÍSTICA APLICADA: AÇÕES METODOLÓGICAS NA CONSTRUÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Resumo
O artigo aborda a contribuição da Linguística Aplicada para o ensino de Língua Portuguesa, em uma perspectiva teórica bakhtiniana; discute que, muito mais que o método de ensino adotado, a orientação teórica e filosófica do professor em muito contribui para uma elaboração didática eficiente quanto à aquisição da norma culta da língua portuguesa; apresenta resultados de práticas de produção textual baseadas no eixo teórico-metodológico da Linguística Aplicada, considerando seu ideário filosófico; e conclui que o ensino de língua portuguesa, considerando a aquisição da variedade padrão (oral e escrita), deve ser organizado em torno de atividades que ressignifiquem as práticas sociais dos estudantes, proporcionando-lhes mobilidade social, mas compreendendo que a escola representa um microaspecto inserido num contexto social mais amplo.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS