Relações Retóricas Nas Cláusulas de Gerúndio em Decretos Governamentais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v12i30.38027

Resumo

Segundo a Teoria da Estrutura Retórica (Rhetorical Structure Theory – RST) (MANN; THOMPSON, 1987, 1988), as relações retóricas núcleo-satélite não pressupõem uma correspondência biunívoca entre cláusula nuclear e cláusula hipotática, o que reflete, no uso, padrões de combinação oracional em que cláusulas hipotáticas em relação de lista constituem satélite de um único núcleo. Considerando tais assunções, o presente artigo propõe-se a analisar as relações retóricas estabelecidas pelas cláusulas de gerúndio, em Decretos do Governador do Estado do Ceará. Essas estruturas, após coleta, foram codificadas consoante as seguintes variáveis: (i) posição em relação à nuclear, (ii) quantidade e (iii) relação retórica, tendo sido os resultados associados ao princípio de iconicidade (GIVÓN, 2001). Os resultados das 64 cláusulas localizadas revelaram que as cláusulas de gerúndio são pré-verbais (100%), confirmando a iconicidade de sequência, e que a maioria dos Decretos se apresenta com duas dessas cláusulas. No que diz respeito às relações retóricas, identificamos as relações multinucleares de lista e de mesma-unidade e as relações núcleo-satélite de elaboração, circunstância, fundo, preparação e justificativa. Percebemos que as relações emergentes nos textos analisados estão a serviço do princípio de motivação do ato administrativo, preparando o leitor para compreender e aceitar o teor dos Decretos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sávio Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutor e Mestre em Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC (PPGL/UFC), onde também foi representante discente dos alunos do Doutorado em Linguística (2017-2019). Docente colaborador do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual do Ceará (PROFLETRAS-UECE). Professor de Língua Espanhola e Língua Portuguesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Foi professor do Instituto UFC Virtual / Universidade Aberta do Brasil, no curso de graduação em Letras-Espanhol, na modalidade a distância e continua atuando como professor do curso de graduação em Letras-Português. Seu perfil científico volta-se à Análise e Descrição Linguística, com especificidade em articulação de orações sob perspectiva funcionalista. Graduado no Curso de Letras - Português, com habilitação em Língua Espanhola, na Universidade Federal do Ceará (UFC). É líder do Grupo de Pesquisas em Linguagem, Língua e Tecnologia (LILINTEC-IFCE). Pesquisador nos Grupos Pesquisas Sociolinguísticas em Língua Estrangeira (SOCIOLIN-LE) e Grupo de Estudos em Funcionalismo (GEF-UFC). Atuou como Professor bolsista da Casa de Cultura Hispânica, projeto da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua, também, como editor assistente e editor de texto da Revista Entrepalavras: Revista de Linguística do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará (UFC) (Qualis B1).

Beatriz Decat, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde também obteve seu título de Mestre em Letras. Doutora em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas (LAEL) pela Pontifícia Universidade de São Paulo, com a tese intitulada “Leite com manga, morre!”: da hipotaxe adverbial no português em uso. Professora de Linguística da Universidade Federal de Minas Gerais de 1968 a 1994, por onde se aposentou. Atualmente é docente voluntária do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, da Faculdade de Letras dessa Universidade. Atua nas linhas de pesquisa “Estudos da língua em uso” e “Estudos do Texto e da Textualização”, com enfoque em temas ligados à sintaxe funcional (em especial à gramática da articulação de orações), à relação oralidade-escrita (retextualização) e aos gêneros textuais, procurando estabelecer uma interface Funcionalismo/Linguística Textual. Seguindo a abordagem funcionalista de orientação norte americana, desenvolve estudos dentro da Teoria da Estrutura Retórica (Rhetorical Structure Theory – RST), examinando a forma como o texto se organiza em suas relações interoracionais e em porções maiores do texto. A pesquisadora vem realizando também, já há duas décadas, estudos sobre estruturas desgarradas em língua portuguesa. Coordena, atualmente, o Grupo de Estudos da Teoria da Estrutura Retórica e suas Interfaces (GETERI).
Publicações mais relevantes:
DECAT, Maria Beatriz Nascimento et al. Aspectos da gramática do português: uma abordagem funcionalista. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001.
DECAT, Maria Beatriz Nascimento. Estruturas desgarradas em língua portuguesa. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011.
DECAT, Maria Beatriz Nascimento et al. Desgarramento, subordinação discursiva e insubordinação: abordagens funcionalistas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2021.

Downloads

Publicado

26-06-2022

Como Citar

ANDRÉ DE SOUZA CAVALCANTE, Sávio; BEATRIZ NASCIMENTO DECAT, Maria. Relações Retóricas Nas Cláusulas de Gerúndio em Decretos Governamentais. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 12, n. 30, p. 90–110, 2022. DOI: 10.47456/pl.v12i30.38027. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/38027. Acesso em: 17 jul. 2024.