Artigo de Opinião – Leitura, Compreensão e Interpretação de Textos Argumentativos no Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v13i35.42315

Palavras-chave:

Leitura, Compreensão, Interpretação, Artigo de opinião

Resumo

O presente trabalho tem os seguintes objetivos: i. relatar ações pedagógicas realizadas com acadêmicos do Ensino Superior, no que tange ao trabalho com leitura, compreensão e interpretação de textos com o gênero textual artigo de opinião; ii. propor reflexões acerca do processo de leitura, compreensão leitora e habilidade de interpretação textual realizado em sala de aula. Para isso, a base teórico-metodológica do estudo ancora-se na Linguística Textual, a partir de Koch (2002, 2014 e 2015), Koch e Elias (2012 e 2014), Marcuschi (2008) e Antunes (2003); no trabalho com gêneros textuais, na perspectiva dos agrupamentos, com base em Dolz e Schneuwly (2004) e na pergunta problematizadora, de Freire e Faundez (1985), entre outros estudiosos do texto, como Carvalho (2018) e Bittencourt et al (2015). Os resultados revelam aperfeiçoamento das habilidades cognitivas, interacionais e linguístico-textuais dos envolvidos. Por fim, o trabalho com o artigo de opinião, por meio de leitura e compreensão, principalmente, viabiliza maior interação, reflexão e conscientização sobre a importância do aprimoramento das habilidades textuais dos acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola, 2003.

BITTENCOURT, Zoraia A.; CARVALHO, Rodrigo S.; JUHAS, Sílvia; SCHWARTZ, Suzana. A compreensão leitora nos anos iniciais – reflexões e propostas de ensino. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

BRÄKLING, Kátia Lomba. Trabalhando com artigo de opinião: re-visitando o eu no exercício da (re) significação da palavra do outro. In: ROJO, Roxane (org.). A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCN’s. São Paulo: Mercado das Letras, 2000.

CARVALHO, Robson Santos de. Ensinar a ler, aprender a avaliar – avaliação diagnóstica das habilidades de leitura. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.

CUNHA, Dóris de Arruda C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In: DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola, 2010.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – Elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos da escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos da escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma Pedagogia da Pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

KLEIMAN, Angela B. Compreensão leitora. In: Glossário Ceale. Belo Horizonte: UFMG/Ceale, s/d, s/p. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/compreensao-leitora - Acesso em 20 de agosto de 2023.

KNAPP, Cristina L. O ensino da leitura na universidade. In: FONTANA, Niura Maria; PORSCHE, Sandra Cristina (Orgs.). Leitura, escrita e produção oral: propostas para o ensino superior. Caxias do Sul: EDUCS, 2011.

KOCH, Ingedore Villaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.

KOCH, Ingedore Villaça. As tramas do texto. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014.

KOCH, Ingedore Villaça. Desvendando os segredos do texto. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2015.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. 2. reimp. São Paulo: Contexto, 2014.

KÖCHE, Vanilda S.; MARINELLO, Adiane F.; BOFF, Odete Maria B.; FRITSCH, Claudete. O gênero textual artigo de opinião: uma sequência didática. In: FONTANA, Niura Maria; PORSCHE, Sandra Cristina (Orgs.). Leitura, escrita e produção oral: propostas para o ensino superior. Caxias do Sul: EDUCS, 2011.

MARCUSCHI, Luís Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo:

Parábola, 2008.

MARCUSCHI, Luís Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola, 2010.

MARCUSCHI, Luís Antônio. Linguística de Texto – o que é e como se faz. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

MASCARELLO, Meris A. A leitura na construção do pensamento. In: FONTANA, Niura Maria; PORSCHE, Sandra Cristina (Orgs.). Leitura, escrita e produção oral: propostas para o ensino superior. Caxias do Sul: EDUCS, 2011.

Downloads

Publicado

10-12-2023

Como Citar

DA ROSA TEIXEIRA DOS SANTOS, Patricia. Artigo de Opinião – Leitura, Compreensão e Interpretação de Textos Argumentativos no Ensino Superior. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 13, n. 35, p. 127–141, 2023. DOI: 10.47456/pl.v13i35.42315. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/42315. Acesso em: 26 dez. 2024.