A Utilização Dos Textos Humorísticos No Ensino De Língua Portuguesa

Autores

  • Mônica Lopes Smiderle de Oliveira UFES /IFES
  • Maria da Penha Pereira Lins UFES

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v13i35.42460

Palavras-chave:

BNCC, Ensino, Textos Humorísticos

Resumo

Este artigo tem por objetivo verificar como os textos humorísticos podem ser utilizados nas aulas de língua portuguesa. Para isso, buscamos respaldo nas teorias da Linguística Textual, abordando as concepções de língua e linguagem (GERALDI, 1984), bem como nos estudos de Koch (2004) e Elias (2016) para demonstrar que o texto precisa ser uma entidade multifacetada em que o sentido é construído na e pela interação. Também, buscamos subsídios nas teorias sobre humor tanto de Bergson (1983[1900]) quanto de Raskin (1985) para identificar como o humor é deflagrado nas questões apresentadas e por fim, apresentamos 3 questões disponibilizadas na avaliação diagnóstica em rede para os alunos do 6º ano do município de Vila Velha que têm textos humorísticos como suporte.

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Referências

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Publicado

10-12-2023

Como Citar

LOPES SMIDERLE DE OLIVEIRA, Mônica; PEREIRA LINS, Maria da Penha. A Utilização Dos Textos Humorísticos No Ensino De Língua Portuguesa. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 13, n. 35, p. 12–26, 2023. DOI: 10.47456/pl.v13i35.42460. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/42460. Acesso em: 17 jul. 2024.