Estudo sobre a construção da imagem política eleitoral do governador Renato Casagrande no Facebook
Keywords:
Discurso político. Campanha eleitoral. Redes sociais. Poder.Abstract
Examinar a participação dos seguidores do Facebook do governador Renato Casagrande por meio de três postagens com maior engajamento entre a eleição de 2018 e a gestão em 2019 é o foco dessa pesquisa, que é parte de um trabalho mais amplo que está sendo desenvolvido com o objetivo de compreender como a imagem política eleitoral pode ser construída nas redes sociais. Como metodologias, recorreu-se à análise do discurso (AD) e de conteúdo (AC). O período total coletado começa seis meses antes da campanha eleitoral de 2018 e prossegue até os primeiros seis meses de mandato em 2019. Nos resultados, foi identificado interações na página oficial do candidato em sua maioria, positivas, embora haja presença de críticas ao candidato e apoio aos adversários. A pesquisa está em andamento, por isso, as considerações não são conclusivas.
Downloads
References
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Portugal: Edição 70, 2006.
BENETII, M.Análise de discurso como método de pesquisa em comunicação. In: Pesquisa em Comunicação - Metodologias e Práticas Acadêmicas. MOURA, C. P. de; LOPES, M.I.V. de. Porto Alegre, Rio Grande do Sul: EdiPUCRS, 2016.
CHARAUDEAU, P. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2013.
CHARAUDEAU. P.. Discurso Político. São Paulo: Editora Contexto, 2011.
FOUCAULT, M.. A ordem do discurso. 24o Ed. - São Paulo: Loyola, 2014.
ORLANDI, E.P. Análise de Discurso. Princípios e Procedimentos. São Paulo: Pontes, 1999.
RAFFESTIN .As redes e o poder. In: Por uma geografia do poder. Tradução: Maria
Cecília França. São Paulo: Ática, 1993.
RECUERO. R. Curtir, compartilhar, comentar: trabalho de face, conversação e redes sociais no Facebook. Revista Verso e Reverso, v. 38, n. 68 (114-124). São Lepoldo/RS, Mai./Ago. 2014. Disponível em:http://revistas.unisinos.br/index.php/versoereverso/article/view/ver.2014.28.68.06/4187>. Acesso em 29 de agosto de 2018.