A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NO ESPAÇO PÚBLICO NA PUBLICIDADE CAPIXABA

Autores/as

  • Vinicus Araujo de Freitas Universidade Federal do Espírito Santo
  • Lívia Silva de Souza Universidade Federal do Espírito Santo

Palabras clave:

Representações culturais, Negro, Espaço público, Consumo, Festival Colibri

Resumen

Este estudo investiga as representações do espaço público e suas ritualidades na publicidade, com foco na representação da negritude. O corpus selecionado compreende campanhas premiadas no Festival Colibri de 2023. A análise segue a metodologia da semiótica greimasiana, explorando os níveis discursivo, narrativo e fundamental das peças. Inicialmente, a pesquisa buscava compreender o consumo do espaço público, porém foi redirecionada para examinar como a negritude é retratada nesse contexto. Os resultados revelam que a figura do negro, em vez de ser estereotipada, é representada como uma referência positiva. Apesar dessa abordagem inovadora, a presença de pessoas negras ainda é limitada: das 41 peças analisadas, apenas seis incluem pessoas negras, sendo uma delas uma propaganda governamental, onde a diversidade tende a ser mandatória. Conclui-se que, embora a publicidade capixaba esteja avançando na construção de narrativas que valorizam a figura negra, a quantidade de representações positivas permanece baixa.

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Biografía del autor/a

Vinicus Araujo de Freitas, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduando do Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Espírito Santo- UFES.

Lívia Silva de Souza, Universidade Federal do Espírito Santo

Docente no Departamento de Comunicação Social e subcoordenadora de curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e graduada em Publicidade e Propaganda pela mesma instituição. Atua nos campos da cultura material, consumo e publicidade. 

Citas

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Publicado

11-12-2024