A DESINFORMAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO POLÍTICA

Auteurs

  • Elisa Lacerda Universidade Federal do Espírito Santo
  • Edgard Rebouças Universidade Federal do Espírito Santo

Mots-clés :

Desinformação, Fake News, Propaganda, Comunicação, Política

Résumé

O presente trabalho1 busca compreender o percurso teórico e histórico da desinformação como estratégia de comunicação política. Para isso, se faz necessário analisar o impacto que a mutação digital imprime socialmente, e consequentemente na percepção sobre o fluxo de informação e desinformação. O resultado preliminar gerado pelo levantamento bibliográfico feito para construir o estado da arte dessa discussão é usado como base teórica nesse artigo. Toda pesquisa desenvolvida até o momento indica que a desinformação não é uma questão apenas das Ciências Sociais e da Comunicação, é um fenômeno discutido mesmo antes da inserção das tecnologias no cotidiano social, tem diversos nomes ao longo da história, se relacionando com diversos conceitos, como o da propaganda quando se trata de Comunicação Política. A desinformação, assim como a Comunicação e a informação, é um emaranhado de relações políticas, sociais, econômicas e ideológicas. Isso é debatido como um caminho de aprender com formas já construídas de combate à conteúdos socialmente danosos, mesmo que sejam necessários ajustes técnicos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Elisa Lacerda, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda do curso de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades

Edgard Rebouças, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor orientador - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (Póscom/UFES).

Références

CARVALHO, Rafiza Luziane Varão Ribeiro. Harold Lasswell e o Campo da Comunicação. 2012. Tese (Doutorado) – Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

CÂNDIDO, Danielle; SANTOS, Anderson Inácio dos. Por um conceito de Propaganda e Publicidade: divergências e convergências. Centro Universitário de Tiradentes, Intecom Júnior - XIII Jornada de Iniciação Científica em Comunicação, 2017.

FERREIRA, Cláudio. Qualidade na TV: 10 anos da campanha Quem financia a baixaria é contra a cidadania. Centro de Documentação e Informação. Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2013.

FUCHS, Christian. Mídias sociais e a esfera pública. In: Revista Contracampo, v. 34, n. 3, Dec. 2015, pp. 05–80, doi:10.22409/contracampo.v34i3.912.

MELO, Jóse Marques de. Economia Política da Comunicação no Brasil de 1923-2008 – Precursores, Pioneiros, baluartes e vanguardistas. In: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 32, n. 1, Jan. 2009, pp. 15-31, Intercom.

MOROZOV, Evgeny. Big Tech: a ascenção dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu Editora, 2018.

RÊGO, Ana Regina. A construção intencional da ignorância na contemporaneidade e o trabalho em rede para combater a desinformação. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, vol. 15, no 1, março de 2021, doi:10.29397/reciis.v15i1.2293.

WARDLE, Claire; DERAKHSHAN, Hossein. Information Disorder: Toward an interdisciplinar framework for research and policy making. Council of Europe Report, 2017. E-book. Disponível em: https://rm.coe. int/information-disorder-toward-an-interdisciplinary-framework-for-researc/168076277c. Acessado em: 07/11/2021

Téléchargements

Publiée

17-03-2022