A DESINFORMAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO POLÍTICA

Autores

  • Elisa Lacerda Universidade Federal do Espírito Santo
  • Edgard Rebouças Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Desinformação, Fake News, Propaganda, Comunicação, Política

Resumo

O presente trabalho1 busca compreender o percurso teórico e histórico da desinformação como estratégia de comunicação política. Para isso, se faz necessário analisar o impacto que a mutação digital imprime socialmente, e consequentemente na percepção sobre o fluxo de informação e desinformação. O resultado preliminar gerado pelo levantamento bibliográfico feito para construir o estado da arte dessa discussão é usado como base teórica nesse artigo. Toda pesquisa desenvolvida até o momento indica que a desinformação não é uma questão apenas das Ciências Sociais e da Comunicação, é um fenômeno discutido mesmo antes da inserção das tecnologias no cotidiano social, tem diversos nomes ao longo da história, se relacionando com diversos conceitos, como o da propaganda quando se trata de Comunicação Política. A desinformação, assim como a Comunicação e a informação, é um emaranhado de relações políticas, sociais, econômicas e ideológicas. Isso é debatido como um caminho de aprender com formas já construídas de combate à conteúdos socialmente danosos, mesmo que sejam necessários ajustes técnicos.

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Biografia do Autor

Elisa Lacerda, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda do curso de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades

Edgard Rebouças, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor orientador - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (Póscom/UFES).

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Publicado

17-03-2022