Historical Perspective in the Context of Organizational Culture in Acquisition Studies
DOI:
https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.6.2.12025.6-30.Resumo
Neste estudo utilizamos a perspectiva histórica para analisar as manifestações da cultura organizacional na aquisição de empresas. Apesar de bastante sedimentada nos estudos organizacionais, ainda é incipiente a utilização do método histórico para intermediar a relação de construtos que demandam maiores investigações. O objetivo deste artigo é, por meio da abordagem histórica, contribuir para o entendimento da trajetória e dos traços culturais organizacionais no processo de aquisição de empresas. Neste sentido, adotamos os conceitos de cultura propagadora (também denominada parent, da organização adquirente) e cultura receptora (da organização adquirida). Os extratos de história oral coletados nas entrevistas permitiram reconstruir a cultura da empresa adquirida e compreender as manifestações culturais nas decisões e reações de executivos, grupos departamentais e funcionários quando da consolidação do processo de aquisição estudado. Os resultados do estudo demonstram que os contextos históricos das trajetórias culturais das organizações, além de refletirem na formação da cultura parente receptora, auxiliam no entendimento das manifestações culturais pós-aquisição.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos originais aprovados serão automaticamente transferidos à Revista, como condição para sua publicação, e para encaminhamentos junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.
Esta cessão passará a valer a partir da submissão do manuscrito, em formulário apropriado, disponível no Sistema Eletrônico de Editoração da Revista.
A revista se reservará o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos(as) autores(as).
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As provas finais serão encaminhadas aos(às) autores(as).
Os trabalhos publicados passarão a ser de propriedade da Revista, ficando sua re-impressão (total ou parcial) sujeita à autorização expressa da Revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação: Revista Gestão & Conexões.
A Universidade Federal do Espírito Santo e/ou quaisquer das instâncias editoriais envolvidas com o periódico não se responsabilizarão pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos. As opiniões emitidas pelos(as) autores(as) dos artigos serão de sua exclusiva responsabilidade.
Em todo e qualquer tipo de estudo que envolva situações de relato de caso clínico é fundamental o envio de cópia do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado(s) pelo(s) paciente(s).