REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA EM BELO HORIZONTE
DOI:
https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.5.1.12087.19-37.Resumo
Teorizar sobre cultura sempre pode levar-nos a generalizações descabidas, daí a necessidade de refletir sobre culturas – no plural. Assim, este artigo indica como o conceito de “cultura” é homogeneizado a tal ponto que se considera um único tipo dele representativo do todo. Em busca de um melhor entendimento acerca desses processos, esta é uma pesquisa qualitativa que utiliza a análise do discurso (AD) de material midiático em redes sociais para analisar a construção da representação social de “cultura” a partir de dois objetos: o Circuito Cultural Praça da Liberdade e o Espaço Comum Luiz Estrela, ambos em Belo Horizonte - MG. Observa-se uma tendência de qualificar o Circuito Cultural Praça da Liberdade como um espaço “oficial” e nobre, enquanto outros espaços culturais tendem a ser marginalizados. No entanto, a iniciativa popular emerge como uma possibilidade de novas representações da cultura, contrapondo sua representação hegemônica.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos originais aprovados serão automaticamente transferidos à Revista, como condição para sua publicação, e para encaminhamentos junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.
Esta cessão passará a valer a partir da submissão do manuscrito, em formulário apropriado, disponível no Sistema Eletrônico de Editoração da Revista.
A revista se reservará o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos(as) autores(as).
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As provas finais serão encaminhadas aos(às) autores(as).
Os trabalhos publicados passarão a ser de propriedade da Revista, ficando sua re-impressão (total ou parcial) sujeita à autorização expressa da Revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação: Revista Gestão & Conexões.
A Universidade Federal do Espírito Santo e/ou quaisquer das instâncias editoriais envolvidas com o periódico não se responsabilizarão pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos. As opiniões emitidas pelos(as) autores(as) dos artigos serão de sua exclusiva responsabilidade.
Em todo e qualquer tipo de estudo que envolva situações de relato de caso clínico é fundamental o envio de cópia do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado(s) pelo(s) paciente(s).