Entre os Mecanismos de Controle e a Resistência: Um Estudo Sobre as Relações de Poder nas Organizações a Partir da Análise de Charges

Autores

  • Felipe Gouvêa Pena Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luiz Alex Silva Saraiva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Matheus Arcelo Fernandes Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mariana Luísa da Costa Lage Universidade Federal de Juiz de Fora/Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.6.2.12345.31-53.

Resumo

Este artigo tem como proposta investigar, por meio da análise de charges, como as relações de poder nas organizações podem estar permeadas por mecanismos de controle e ao mesmo tempo pela resistência. Para tanto, em busca de formas alternativas de discutir a temática, tomou-se como referência alguns trabalhos que assumiram que o humor pode ser utilizado como uma fonte de pesquisa interessante no campo dos Estudos Organizacionais. Em uma abordagem qualitativa, optou-se por desconstruir as charges sob a ótica da análise do discurso na vertente francesa, considerando os aspectos refletidos e refratados nos discursos. Foi possível constatar que as relações de poder não são simétricas, não são fixas e não são eternas. Elas são cíclicas, se transformam e ganham novas configurações conforme os contextos, mas não deixam de existir. As estratégias adotadas resultaram em um estudo profícuo, no sentido de apresentar uma discussão latente a partir de uma análise nada funcional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

21-06-2018

Como Citar

Pena, F. G., Saraiva, L. A. S., Silva, M. A. F., & Lage, M. L. da C. (2018). Entre os Mecanismos de Controle e a Resistência: Um Estudo Sobre as Relações de Poder nas Organizações a Partir da Análise de Charges. Revista Gestão & Conexões, 6(2), 31–53. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.6.2.12345.31-53.

Edição

Seção

Artigos