A Preferência pelo Consumo de Produtos de Luxo Falsificados

Autores

  • Diana Abreu von Borell de Araújo Universidade da Beira Interior (UBI)
  • Emerson Wagner Mainardes Fucape Business School
  • Érika Ronqueti Terra Silva Fucape Business School

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.7.1.16802.122-136.

Resumo

O objetivo deste estudo foi entender as razões pelas quais os consumidores preferem comprar produtos de luxo falsificados, com base na sua percepção de luxo, de marca de luxo ou premium e de produtos falsificados de luxo. Para tal, fez-se uma pesquisa qualitativa em que os significados das percepções dos consumidores sobre esses temas foram explorados a partir de entrevistas individuais semiestruturadas. As entrevistas foram realizadas com mulheres que declararam consumir esses produtos. Após a transcrição, os dados foram codificados, categorizados e interpretados por meio de análise de conteúdo. O produto de marca de luxo falsificado foi visto como um substituto do produto de luxo original, ao ser atribuído a ele características como a qualidade e o refinamento. O preço foi apontado como principal fator da compra. E a facilidade de acesso à internetfoi abordada por todas as participantes.

Biografia do Autor

  • Diana Abreu von Borell de Araújo, Universidade da Beira Interior (UBI)

    Doutoranda em Gestão pela Universidade da Beira Interior/Portugal

  • Emerson Wagner Mainardes, Fucape Business School

    Doutor em Administração pela Universidade da Beira Interior/Portugal

  • Érika Ronqueti Terra Silva, Fucape Business School

    Mestre em Administração de Empresas pela Fucape Business School/Brasil

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Publicado

24-10-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Preferência pelo Consumo de Produtos de Luxo Falsificados. (2018). Revista Gestão & Conexões, 7(1), 122-136. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.7.1.16802.122-136.