Análise Top-down e Bottom-up de um Programa de Inovação Energética: o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB)
DOI:
https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2013.2.2.4581.32-51.Resumo
DOI: http://dx.doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2013.2.2.4581.32-51
O Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) é uma política pública que desde o final de 2004 coordena atores públicos e privados visando substituir parcialmente o diesel de petróleo consumido no país pelo biodiesel, diesel de fontes renováveis. O PNPB implica em gastos do governo e consumidores, justificados por benefícios ambientais, econômicos e, principalmente, sociais. No âmbito do PNPB, diversas regras e incentivos têm sido utilizados para construir um sistema setorial de inovação que alcance os objetivos do programa. Esperar-se-ia que esses instrumentos estimulassem o aprendizado nessa indústria, tornando-a viável sem subvenções do Governo e dos consumidores. Contudo, seis anos após sua implementação, não é possível afirmar que o PNPB tenha alcançado os objetivos que o justificaram. O objetivo deste artigo é analisar e avaliar o aludido Programa, utilizando para tanto metodologias de análise de políticas públicas. Por se tratar de uma política de inovação, tornou-se oportuno incrementar a análise com conceitos da economia e sociologia relacionados a políticas de construção de sistemas setoriais de inovação. O artigo adota duas vertentes analíticas: A primeira investiga a concepção e implementação do Programa, focando o material que documenta as regras e os resultados esperados pelos formuladores do PNPB (análise top down), e a segunda enfoca a implementação e as ações dos principais atores públicos e privados envolvidos na execução do PNPB (análise bottom up). Contrastando-se as duas análises, foi possível identificar o principal problema do programa: a insuficiência dos seus instrumentos na indução de ações dos atores públicos e privados no sentido de gerar um sistema setorial de inovação alinhado com os objetivos de política social do Programa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos originais aprovados serão automaticamente transferidos à Revista, como condição para sua publicação, e para encaminhamentos junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.
Esta cessão passará a valer a partir da submissão do manuscrito, em formulário apropriado, disponível no Sistema Eletrônico de Editoração da Revista.
A revista se reservará o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos(as) autores(as).
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As provas finais serão encaminhadas aos(às) autores(as).
Os trabalhos publicados passarão a ser de propriedade da Revista, ficando sua re-impressão (total ou parcial) sujeita à autorização expressa da Revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação: Revista Gestão & Conexões.
A Universidade Federal do Espírito Santo e/ou quaisquer das instâncias editoriais envolvidas com o periódico não se responsabilizarão pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos. As opiniões emitidas pelos(as) autores(as) dos artigos serão de sua exclusiva responsabilidade.
Em todo e qualquer tipo de estudo que envolva situações de relato de caso clínico é fundamental o envio de cópia do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado(s) pelo(s) paciente(s).