O Melhoramento Genético de Cana-de-Açúcar no Brasil e o Desafio das Mudanças Climáticas Globais
DOI:
https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2013.2.1.4909.22-46.Resumo
DOI: http://dx.doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2013.2.1.4909.22-46.Diante dos desafios colocados pelas mudanças climáticas, o Brasil precisa promover o crescimento sustentado da produção de cana-de-açúcar para atender à crescente demanda. A expansão da produção depende do desenvolvimento de variedades adaptadas ao solo e ao clima das novas áreas de expansão. O setor sucroalcooleiro nacional possui instituições historicamente responsáveis pelos avanços no desenvolvimento tecnológico e de inovação no setor. Então, identificar os principais desafios tecnológicos que essas instituições, em seus programas de melhoramento, têm encontrado é vital para o Brasil manter a liderança na produção de cana-de-açúcar. Nesta pesquisa, verificou-se que, apesar dos recursos tecnológicos existentes, os desafios colocados pelas novas condições climáticas e as mudanças na regulamentação setorial impõem limitações que devem ser superadas: o tempo de colocação de uma variedade no mercado; as dificuldades de infraestrutura interna; as dificuldades na transmissão de conhecimentos aos produtores; a falta de apoio do governo; a complexidade genética de cana-planta; entre outros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos originais aprovados serão automaticamente transferidos à Revista, como condição para sua publicação, e para encaminhamentos junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.
Esta cessão passará a valer a partir da submissão do manuscrito, em formulário apropriado, disponível no Sistema Eletrônico de Editoração da Revista.
A revista se reservará o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos(as) autores(as).
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As provas finais serão encaminhadas aos(às) autores(as).
Os trabalhos publicados passarão a ser de propriedade da Revista, ficando sua re-impressão (total ou parcial) sujeita à autorização expressa da Revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação: Revista Gestão & Conexões.
A Universidade Federal do Espírito Santo e/ou quaisquer das instâncias editoriais envolvidas com o periódico não se responsabilizarão pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos. As opiniões emitidas pelos(as) autores(as) dos artigos serão de sua exclusiva responsabilidade.
Em todo e qualquer tipo de estudo que envolva situações de relato de caso clínico é fundamental o envio de cópia do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado(s) pelo(s) paciente(s).