Sessenta anos de Política Científica e Tecnológica no Brasil

Autores

  • Marconi Edson Esmeraldo Albuquerque Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Brasília, CNPq)
  • Roberto Muniz Barretto de Carvalho Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Brasília, CNPq)

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2013.2.2.5055.217-228.

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2013.2.2.5055.217-228

Este livro traz uma contribuição valiosa, singular, original e fecunda para a análise da Política Científica e Tecnológica (PCT) no Brasil, porque aborda sua construção a partir da identificação dos atores sociais em torno dessa política, da compreensão sobre a constituição de coalizões entre alguns desses atores, destacando sua influência e predomínio na definição das políticas públicas nesta área. Fecunda, pois oferece possibilidades de novas abordagens e aprofundamentos sobre as políticas de C&T, ao adotar uma nova postura teórico-metodológica. Mostra-se coerente entre a posição central do autor e a explicação e discussão de seus resultados e conclusões. Apresenta linguagem clara e acessível. Trata-se de obra que valoriza recursos metodológicos diversos, que explora e conclui sobre a temática delimitada, e que apresenta poucos desvios ou distorções, o que seguramente confere uma maior riqueza de informações, objetividade e confiabilidade nos resultados e conclusões apresentados. Ao analisar e refletir criticamente a orientação da PCT no período de ascensão de governo de aspiração progressista e de esquerda, e concluir que ela se manteve praticamente inalterada, e que a Comunidade de Pesquisa continua dominando e definindo a agenda de pesquisa, o autor levanta uma questão-chave, que entendemos ser a análise daí derivada, a principal contribuição de sua obra e que a torna especial: realmente temos uma política (de C&T) para inclusão social?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marconi Edson Esmeraldo Albuquerque, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Brasília, CNPq)

Doutor em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Analista em Ciência e Tecnologia Sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenador do Grupo de Estudos em Ciência – Tecnologia – Sociedade Café com π - Menta.

Roberto Muniz Barretto de Carvalho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Brasília, CNPq)

Doutor em Estudos Comparados sobre as Américas pela Universidade de Brasília (UnB). Analista em Ciência e Tecnologia Sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Chefe do Serviço de Documentação e Acervo do CNPq.

Downloads

Publicado

15-11-2013

Como Citar

Albuquerque, M. E. E., & Carvalho, R. M. B. de. (2013). Sessenta anos de Política Científica e Tecnológica no Brasil. Revista Gestão & Conexões, 2(2), 217–228. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2013.2.2.5055.217-228.