Sessenta anos de Política Científica e Tecnológica no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2013.2.2.5055.217-228.Resumo
DOI: http://dx.doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2013.2.2.5055.217-228
Este livro traz uma contribuição valiosa, singular, original e fecunda para a análise da Política Científica e Tecnológica (PCT) no Brasil, porque aborda sua construção a partir da identificação dos atores sociais em torno dessa política, da compreensão sobre a constituição de coalizões entre alguns desses atores, destacando sua influência e predomínio na definição das políticas públicas nesta área. Fecunda, pois oferece possibilidades de novas abordagens e aprofundamentos sobre as políticas de C&T, ao adotar uma nova postura teórico-metodológica. Mostra-se coerente entre a posição central do autor e a explicação e discussão de seus resultados e conclusões. Apresenta linguagem clara e acessível. Trata-se de obra que valoriza recursos metodológicos diversos, que explora e conclui sobre a temática delimitada, e que apresenta poucos desvios ou distorções, o que seguramente confere uma maior riqueza de informações, objetividade e confiabilidade nos resultados e conclusões apresentados. Ao analisar e refletir criticamente a orientação da PCT no período de ascensão de governo de aspiração progressista e de esquerda, e concluir que ela se manteve praticamente inalterada, e que a Comunidade de Pesquisa continua dominando e definindo a agenda de pesquisa, o autor levanta uma questão-chave, que entendemos ser a análise daí derivada, a principal contribuição de sua obra e que a torna especial: realmente temos uma política (de C&T) para inclusão social?
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos originais aprovados serão automaticamente transferidos à Revista, como condição para sua publicação, e para encaminhamentos junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.
Esta cessão passará a valer a partir da submissão do manuscrito, em formulário apropriado, disponível no Sistema Eletrônico de Editoração da Revista.
A revista se reservará o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos(as) autores(as).
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As provas finais serão encaminhadas aos(às) autores(as).
Os trabalhos publicados passarão a ser de propriedade da Revista, ficando sua re-impressão (total ou parcial) sujeita à autorização expressa da Revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação: Revista Gestão & Conexões.
A Universidade Federal do Espírito Santo e/ou quaisquer das instâncias editoriais envolvidas com o periódico não se responsabilizarão pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos. As opiniões emitidas pelos(as) autores(as) dos artigos serão de sua exclusiva responsabilidade.
Em todo e qualquer tipo de estudo que envolva situações de relato de caso clínico é fundamental o envio de cópia do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado(s) pelo(s) paciente(s).