Crise, Trabalho e (Des)emprego
DOI:
https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2013.2.2.6136.207-216.Resumo
DOI: http://dx.doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2013.2.2.6136.207-216
O objetivo deste trabalho é iniciar uma reflexão sobre o impacto da crise atual no processo de transformação da or¬ganização do trabalho e das relações industriais em curso na indústria brasileira. O tema da crise costuma ser abordado a partir dos seus efeitos mais imediatos: inflação e desemprego. Mas, nós gostaríamos de começar a abordá-la, a partir de um período anterior - o período de crescimento econômico conhecido como "milagre brasilei¬ro" (1969-1973) - e do ponto de vista do emprego, ou seja, preten¬demos partir da evolução do emprego industrial e das característi¬cas da divisão técnica e social do trabalho e da sua organização, no interior da indústria brasileira a partir do início dos anos 70. A década de 70 se caracteriza no Brasil como um período de grande expansão industrial e, se bem os sintomas da crise e da recessão econômica já se fazem sentir a partir de 1974, eles só vão se manifestar de forma mais clara ao nível do emprego industrial, a partir de 1981
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos originais aprovados serão automaticamente transferidos à Revista, como condição para sua publicação, e para encaminhamentos junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.
Esta cessão passará a valer a partir da submissão do manuscrito, em formulário apropriado, disponível no Sistema Eletrônico de Editoração da Revista.
A revista se reservará o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos(as) autores(as).
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As provas finais serão encaminhadas aos(às) autores(as).
Os trabalhos publicados passarão a ser de propriedade da Revista, ficando sua re-impressão (total ou parcial) sujeita à autorização expressa da Revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação: Revista Gestão & Conexões.
A Universidade Federal do Espírito Santo e/ou quaisquer das instâncias editoriais envolvidas com o periódico não se responsabilizarão pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos. As opiniões emitidas pelos(as) autores(as) dos artigos serão de sua exclusiva responsabilidade.
Em todo e qualquer tipo de estudo que envolva situações de relato de caso clínico é fundamental o envio de cópia do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado(s) pelo(s) paciente(s).