Comunicação organizacional e semiótica: o caso Jornal do Ônibus

Autores

  • Rangel José Diniz Centro Universitário Newton Paiva
  • Luiz Alex Silva Saraiva Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.4.1.8393.140-164.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar, sob uma perspectiva semiótica (PEIRCE, 1935; SANTAELLA, 1983), a comunicação organizacional do Jornal do Ônibus, um veículo de comunicação da BHTrans, de Belo Horizonte. A pesquisa foi baseada em procedimentos da semiótica relacionados, em particular, à primeiridade, à secundidade e à terceiridade. Os principais resultados indicam que há no Jornal do Ônibus mais signos a serem interpretados e assimilados em suas ilustrações do que em seu texto, acarretando um impacto expressivo pelo amplo uso de signos. Esse jornal é eficaz ao usar uma linguagem baseada em elementos pictóricos ligados a uma linguagem escrita, sendo a primeiridade visualmente exuberante. As principais contribuições deste estudo mostram que a funcionalidade da comunicação não converte a semiótica em algo descendente e que, ao tratar de linguagens e signos hoje considerados alheios ao mundo da organização, a semiótica traz um avanço para os estudos organizacionais, possibilitando uma ampliação desse conceito.

Biografia do Autor

  • Rangel José Diniz, Centro Universitário Newton Paiva

    Bacharel em Relações Públicas pelo Centro Universitário Newton Paiva. Discente do Curso de Direito do Centro Universitário Newton Paiva.

  • Luiz Alex Silva Saraiva, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG.

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Publicado

22-06-2015

Edição

Seção

Edição Especial: "Reinventando o Cotidiano Organizacional: organizar, praticar, representar”

Como Citar

Comunicação organizacional e semiótica: o caso Jornal do Ônibus. (2015). Revista Gestão & Conexões, 4(1), 140-164. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.4.1.8393.140-164.