A sociabilidade e a forma de organizar: interpretações simmelianas em um projeto social

Autores

  • Carolina Dalla Chiesa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Silvia Regina Kihara Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.4.1.8404.187-209.

Resumo

A partir de um estudo de inspiração etnográfica, apresentamos os aspectos que possibilitaram a consecução de um projeto chamado Voto Como Vamos, tendo em vista suas condições de realização: um projeto de conscientização política realizado sem apoio institucional ou financeiro que sustentasse as atividades ao longo de seu planejamento e execução, e sem vínculos formais estabelecidos entre os participantes do projeto. Para tanto, enfocamos uma interpretação do cotidiano organizacional à luz da sociabilidade simmeliana, articulando essa reflexão à maneira pela qual o projeto foi organizado e aos interesses das pessoas que nele atuaram. As conclusões apontam para a compreensão da sociabilidade como um fundamento da ação organizacional, nesse caso, caracterizada como coletivista. Tanto a causa social do projeto como sua forma de organização – horizontal, com pouca hierarquia e informalidade – estão em intrínseca relação com a presença de interações da sociabilidade no cotidiano do grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Dalla Chiesa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestranda em Antropologia Social pela UFRGS.

Silvia Regina Kihara, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Administração pela UFRGS. Pesquisadora do IPM-Unisinos.

Downloads

Publicado

22-06-2015

Como Citar

Chiesa, C. D., & Kihara, S. R. (2015). A sociabilidade e a forma de organizar: interpretações simmelianas em um projeto social. Revista Gestão & Conexões, 4(1), 187–209. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.4.1.8404.187-209.

Edição

Seção

Edição Especial: "Reinventando o Cotidiano Organizacional: organizar, praticar, representar”